quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sopas: uma boa aposta para aumentar a saciedade!

À medida que a obesidade se torna cada vez mais prevalente em todas as faixas etárias e em todas as classes sociais, aumenta a preocupação por parte de toda a comunidade com as complicações a ela associada. 

Um artigo recente do European Journal of Clinical Nutrition veio mais uma vez relançar (e relembrar) o debate sobre a importância da ingestão diária e regular de sopas como uma prática eficaz para aumentar a saciedade e, assim, reduzir o risco de comer "até fartar".

Devido ao facto de ser composta principalmente por legumes, rica em fibra, vitaminas e minerais e pobre em gordura e energia, a sopa é um excelente prato que deveria ser parte integrante e obrigatória do nosso dia alimentar. Duvida? Então vejamos:
  • O consumo de um prato de sopa de legumes ao início das refeições está associado a uma redução na ingestão energética, ou seja, quem come sopa tem uma maior tendência para comer somente aquilo que necessita
  • É um alimento mais saciante quando comparada com outros alimentos sólidos
  • Diminui a sensação de fome
  • Aumenta a sensação de plenitude

Mas quais os mecanismos por trás destes benefícios?

Segundo os autores, a Sopa tem a propriedade de atrasar o esvaziamento gástrico devido ao facto de possuir quer uma fase líquida, quer uma fase sólida. Enquanto que o esvaziamento gástrico dos alimentos líquidos é imediato e exponencial, o esvaziamento dos alimentos sólidos é caracterizado por uma fase inicial mais lenta seguida de um aumento linear. Ao combinar estas duas características, o esvaziamento gástrico da sopa é atrasado, aumentando a sensação de plenitude e saciedade. A distensão do estômago (a sopa por norma ocupa um volume considerável) também parece ser um mecanismo essencial para a regulação do apetite.

Outro facto considerado interessante foi a propriedade interessante da sopa aumentar a resposta glicémica. Apesar de vários estudos anteriores terem concluído acertadamente que quanto menor a resposta glicémica de um alimento, maior será o seu efeito saciante, o caso da sopa parece ser uma excepção. O facto de os alimentos na sopa possuírem dimensões reduzidas e de os hidratos de carbono apresentarem uma grande capacidade de absorção explicam este aumento dos níveis de glicemia. No entanto, possivelmente a existência e a grande disponibilidade de nutrientes provenientes da sopa na parte superior do intestino poderá ser a causa do aumento da secreção de hormonas que indicam saciedade (insulina e a colecistoquinina), contrariando os efeitos anteriormente descritos.

Mais uma vez, foi demonstrado a importância deste típico prato português na regulação do apetite, na melhoria dos hábitos alimentares e no combate contra a obesidade. E digam lá se no Inverno não sabe bem uma sopinha quente para contrariar o frio e chuva?



Fonte: Clegg ME et al.,Soups increase satiety through delayed gastric emptying yet increased glycaemic response, European Journal of Clinical Nutrition, 67, 8–11, 2013 


Sem comentários:

Enviar um comentário