domingo, 27 de janeiro de 2013

Declare guerra ao colesterol elevado!

Os hábitos alimentares ocidentais e típicos de uma sociedade atarefada do século XXI, que se caracterizam por uma redução drástica do tempo dedicado à confecção de refeições saudáveis e nutritivas e pela prevalência das gorduras saturadas e trans, e a adopção de estilos de vida cada vez mais sedentários têm alterado de forma significativa o quadro patológico em países como o nosso. As Doenças Cardiovasculares são a maior causa de morte e de incapacidade pelo que se torna cada vez mais imperativo vigiar com atenção todos os factores de risco que nos levam a ter uma menor qualidade de vida!

Hoje, focaremos a nossa atenção nos níveis excessivos de colesterol! Apesar de nem todo o colesterol presente no nosso organismo ter origem alimentar e deste ser essencial para algumas funções vitais, os alimentos que compõem o nosso dia alimentar podem influenciar este ténue limite!

O contrário também pode ser verdade, desde que esteja inserido num estilo de vida saudável e activo.

Aveia
Os flocos ou cereais á base de aveia poderão ser uma boa alternativa para pequeno-almoço ou lanches. Devido à sua riqueza em fibras solúveis, reduzem a absorção do colesterol proveniente da alimentação. Pode ainda adicionar e enriquecer com frutas ao seu gosto!

Leguminosas
Por também serem óptimas fontes de fibra alimentar, reduzem a absorção do colesterol e aumentam a sensação de saciedade. O feijão, as ervilhas, as lentilhas ou o grão-de-bico deverão estar incluídas no menu diário nas mais diversificadas formas de confecção: na sopa, em estufados, acompanhamento ou mesmo no prato principal!

Oleaginosas
Estudos demonstram que a ingestão moderada de nozes, amêndoas, avelãs e pinhão poderão ajudar a reduzir 5% do Colesterol LDL.

Esteróis e Estanóis
Alguns produtos presentes no mercado estão enriquecidos com esteróis e estanóis vegetais, substâncias que, por competição, ajudam a reduzir a absorção do colesterol proveniente da alimentação. 2 gramas de esteróis ou estanóis é a dose diária recomendada para um efeito eficaz, durante pelo menos 20 dias.

Peixe Gordo
Substitua a carne pelo menos 2 vezes/ semana por peixe gordo (sardinha, salmão, atum...). O pescado, de uma forma geral, possui menor quantidade de gordura saturada e de colesterol. No entanto, estes peixes são fantásticas fontes de ómega-3, uma substância com um poderoso efeito anti-inflamatório, e que ajuda a reduzir o teor de tracilgliceróis (antigamente chamados triglicerídeos) e o colesterol LDL, mantém um saudável ritmo cardíaco, diminui a formação de trombos, melhora a fluidez sanguínea e a pressão arterial.  



Sem comentários:

Enviar um comentário