domingo, 6 de janeiro de 2013

Crianças, Legumes e Vegetais... Amor impossível?

Todos nós sabemos os benefícios de uma alimentação na qual os vegetais estão diariamente presentes: são pouco calóricos, altamente nutritivos, riquíssimos em água e fibras, de alto poder saciante e óptimos reguladores do apetite.
Mas também conhecemos muito bem a luta diária de pais, avós e educadores para que os mais pequenos estabeleçam uma relação de amizade com estes príncipes da alimentação saudável!

A razão é muito simples. Os vegetais apresentam um sabor mais amargo do que as frutas e o leite, alimentos com um paladar mais doce e, portanto, muito mais populares.

Como facilitar então esta árdua tarefa?  


  • Seja o exemplo! Muitos estudos demonstram que os mais pequenos seguem tendencialmente os exemplos dos mais velhos. Nas idades mais tenras, esses modelos são os pais e educadores. Ao ver o seu modelo/ herói a agir de determinada forma, a criança tem a tendência para imitar quer bons, quer maus hábitos. 
  • Procure oferecer uma grande variedade de legumes e vegetais.
  • Outros estudos mostram que ao dar um papel ao legume, como "fornece energia" ou "põe os olhos bonitos", a criança vai aceitar melhor o novo alimento.
  • Misture ou melhore o sabor do novo legume com um legume que a criança já conheça. Desta forma, o sabor não vai ser totalmente desconhecido.
  • Caso o legume não agrade à criança, repita e insista! Os estudos mais recentes mostram que são necessárias no mínimo 8 a 10 tentativas para que a criança goste e aceite o novo alimento.
  • Não mascare o sabor dos legumes com açúcar, sal e molhos (ketchup, maionese...).
  • Seja criativo/a! Procure confeccionar pratos convidativos para o olfacto, visão e paladar. Misture cores, texturas e mostre o quanto uma alimentação saudável pode ser saborosa e divertida!


Fonte: M. Hetherington et al., Learning to like vegetables – what we have learned from the HabEat project on ways to improve children’s food habits, HabEat Newsletter, vol. 5, 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário