quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Verão nota 10!

O Verão é a altura ideal para passar mais horas ao ar livre em actividades de lazer e em férias! No entanto, esta altura do ano também pode representar um desafio no que  diz respeito a manter hábitos alimentares saudáveis.

Devido ao bom tempo, ao aumento da duração dos dias e às férias, muitas vezes à algum relaxamento na hora da preparação das refeições e os snacks e o fast-food podem conquistar um lugar à mesa mais frequentemente do que o desejado.
Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a manter bons hábitos alimentares:
  • Mantenha um horário para as refeições: apesar de ser Verão e de estarem em férias é importante que o horário das refeições principais e dos lanches continuem a ser respeitados.
  • Lanches saudáveis: inclua frutas, vegetais, oleoginosas e sementes na hora dos lanches. Esta época do ano é riquíssima em produtos frescos e sumarentos, como a melancia, o melão, os morangos e os pêssegos que se apresentam como óptimas alternativas aos gelados, pizas, bolas de Berlim e afins...
  • Tenha atenção às porções: as férias e os longos períodos sem comer podem levar a que coloque no seu prato mais do que o recomendado.
  • Não salte o pequeno-almoço: um pequeno-almoço saudável ajuda a estabilizar o apetite durante o dia.
  • Descubra novos sabores: aproveite os dias de férias para "explorar" novos alimentos: sementes, ervas aromáticas e especiarias, germinados, quinoa e couscous são alguns exemplos de alimentos ricos nutricionalmente mas que não fazem parte da típica alimentação portuguesa. Arrisque, pesquise receitas e torne a sua alimentação mais variada! 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário