segunda-feira, 13 de agosto de 2012

5 dicas (bastante) simples para comer de uma forma mais saudável!

Aqui estão algumas dicas bastante simples de implementar no dia-a-dia e que ajudam de forma significativa a tornar a alimentação mais saudável!


1. Substitua o leite gordo/ meio-gordo pelo leite magro
Ao optar por leite e respectivos derivados magros (cerca de 1% de lípidos) está a reduzir quer o valor energético ingerido, quer a ingestão de gorduras saturadas e colesterol.

2. Renda-se ao poder das oleaginosas
As nozes, avelãs, amêndoas, pistachios e os cajus são repletas de nutrientes bastante benéficos, como a Vitamina E, Ácido Fólico, Potássio, Fósforo, Magnésio, Fibra e Ácidos Gordos Mono e Poli-insaturados (gordura "saudável").

3. Prove antes de temperar
É um gesto bastante simples e básico para qualquer pessoa que cozinhe mas muitas vezes esquecido. Antes de adicionar o sal, prove a comida que está a confeccionar. Assim não corre o risco de colocar sal em excesso. a utilização de ervas aromáticas e especiarias também é uma óptima opção para dar mais sabor aos seus pratos e reduzir a ingestão de sal.

4. 5 ao dia!
Coma pelo menos 5 porções de produtos hortícolas e fruta por dia.

5. Planeie as refeições da semana
No final da semana, planeie as refeições principais da semana seguinte! Sente-se num local calmo, pense e registe para cada dia da semana opções saborosas, nutritivas e saudáveis para o almoço e jantar. O passo seguinte consiste na elaboração da respectiva lista de compras. Através deste simples gesto consegue poupar na hora das compras (só compra o que está na lista), diminui o stress na hora das refeições (porque já tem a refeição planeada e os alimentos na despensa) e confecciona refeições mais equilibradas para toda a família!



Sem comentários:

Enviar um comentário