quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O dilema dos Pão, "Açúcares" e afins...

Os fãs das dietas que defendem a ingestão de uma baixa (ou quase nenhuma) quantidade de Hidratos de Carbono, preferindo grandes doses de proteína e de gordura (Dieta de Atkins), insistem que as pessoas que seguem um regime alimentar composto principalmente por Hidratos de Carbono ingerem demasiadas calorias e eumentam de peso.

Sera isto totalmente verdade?

  1. Os Hidratos de Carbono apresentam um valor energético de 4kcal/ grama. Apesar de Proteínas apresentam igual valor (4kcal/ grama), cada grama de Gordura apresenta 9 kcal e cada grama de álcool 7 kcal.
  2. Importa lembrar que, para além de proteínas, a maior parte destes produtos são constituídos também por gordura.
  3. Os Hidratos de Carbono são o principal "combustível" do organismo. Para além disso, alguns órgão, como o cérebro e o músculo cardíaco, só realizam as suas funções na presença deste nutriente.
  4. De forma a substituir os HC em falta, o corpo mobiliza gordura e proteínas presentes nós tecidos musculares para produzir energia.

Resultado: Existe uma perda rápida de peso principalmente devido à perda de massa muscular, água, vitaminas e minerais. No entanto, em pouco tempo (cerca de 6 meses) a perda de peso estabiliza e tende a reverter. Na maior parte dos casos, no espaço de um ano, o peso é superior ao peso inicial.

A American Heart Association alerta que esta dieta, por ser muito rica em proteínas e gordura saturada, pode causar sérios danos nos rins, coração e ossos. A falta de fruta e legumes, sementes, oleaginosas e leguminosas aumentam ainda o risco de doenças cardiovasculares, dislipidemias, AVC e vários tipos de cancro.




Sem comentários:

Enviar um comentário