segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Como sobreviver sem remorsos aos dias de festa!

A semana entre o Natal e o Ano Novo caracteriza-se por uma altura de festa onde a comida é a rainha. Não há casa onde as rabanadas, os filhoses ou os chocolates não estejam presentes e, como é próprio em dia de festa, esmeramo-nos na cozinha para criar autênticos petiscos que nem os mais controlados conseguem resistir.

Como conseguir ultrapassar esta semana, então, sem culpa e remorsos? Aqui vão algumas dicas:


  • Seja realista: claro que a alimentação saudável deve estar sempre presente e que o exercício não deve tirar férias, mas os dias em torno do Natal e do Ano Novo centram-se bastante à volta da mesa. Não vai ser uma rabanada ou um bombom que vão arruinar todo o esforço que fez durante o ano, mas uma tarde na cozinha vai com certeza criar momentos inesquecíveis para os seus filhos.

  • Crie prioridades: esta altura do ano não deve apenas concentrar-se nos presentes e comida mas sim no convívio em família e em amigos.

  • Reduza as calorias aqui e ali. Grão a grão a galinha enche o papo e com pequenas mudanças, vai observar uma grande diferença. Escolha um menu mais saudável, evite os fritos e procure alternativas que sejam preparadas no forno. Substitua alguns alimentos com maior teor de gordura e mais energéticos, como por exemplo, natas por iogurte, leite meio-gordo por magro, açúcar por canela ou polpa de fruta. 


  • Cuidado com o desperdício! Procure não fazer demasiada comida. Se não sobrar doces, não vai sentir-se tentada/o para ir petiscando após as festas.

  • Crie actividades entre as refeições que ponham toda a gente a mexer. Actualmente existem imensas ofertas no mercado que divertem toda a família e que não obrigam a passar horas sentado. Pode ainda optar por caminhadas ao ar livre se a meteorologia o permitir

  • Vista roupa justa. Assim, não vai esquecer-se da silhueta nas alturas em que se sentir mais tentada.

  • Durma bem! Vários estudos comprovam que as pessoas que dormem mal,  por se sentirem mais cansadas, comem mais quantidade e alimentos mais energéticos

  • Não dê férias ao exercício físico. Organize o seu tempo de forma a conseguir pelo menos 1 hora dedicada à actividade física

  • Não se sinta obrigada/o a aceitar todos os convites para festas, jantares e almoços que é convidado. Também não é sua obrigação ficar com as sobras das outras pessoas, mesmo que façam muita questão que leve uma fatia ou duas para "desougar".

  • Após as festas, não comece um jejum castigador para compensar os excessos que cometeu. Um dia de festas não são dias! Procure voltar aos seus hábitos alimentares habituais sem culpa.

Boas Festas!






Sem comentários:

Enviar um comentário