segunda-feira, 2 de julho de 2012

Esteróis vegetais? Afinal o que são?

Muito se tem ouvido falar sobre os Esteróis Vegetais e os seus benefícios relacionados com o controlo dos valores do colesterol. Mas afinal o que são os Esteróis Vegetais? Quais as fontes de Colesterol? Todo o Colesterol é "mau"?

Toda a gente já ouviu falar que o colesterol que provém dos alimentos de origem animal constitui um factor de risco para as Doenças Cardiovasculares. 
Mas não devemos temer todo o Colesterol! Podemos dividi-lo no "mau" colesterol, chamado LDL cujo excesso está relacionado com o desenvolvimento de arterosclerose, e no "bom" colesterol que possui propriedades, anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-trombóticas!

Os esteróis e estanóis provenientes das plantas têm realmente a capacidade de reduzir os níveis de colesterol! quando presentes no organismo, impedem a absorção do colesterol e promovem a sua saída do organismo!

Qual a quantidade necessária?
É necessária a ingestão diária de 2 gramas de esteróis vegetais para que o seu efeito tenha sucesso!

Onde o posso encontrar?
Pequenas quantidades de esteróis e estanóis podem ser encontrados em frutas, vegetais, leguminosas, frutos secos e sementes. Não vos soa a componentes típicos de uma dieta saudável? 

Mas muitas pessoas ainda continuam a não ingerir o suficiente destes alimentos para atingir as 2 gramas diárias de Esteróis.

Para tal, já estão disponíveis no mercado margarinas, sumos, iogurtes e barras de cereais enriquecidas! Mas atenção! Muitos destes produtos também contêm um maior valor energético e mais gorduras e açúcar adicionado! Por isso nunca é demais relembrar: veja a lista de ingrediente (sim! as letras piquinininhas!), compare com as receitas tradicionais e, acima de tudo, tenha uma alimentação saudável!


Sem comentários:

Enviar um comentário