domingo, 22 de julho de 2012

Nutrição é Notícia #4

Proibição das Gorduras Trans em Nova Iorque: primeiros resultados.

Em 2006, a cidade de Nova Iorque proibiu a existência nos alimentos de gorduras trans em restaurantes de cadeias de fast food.

Passados 6 anos desta iniciativa, um estudo realizado pelo Departamento de Saúde da cidade afirma que os seus cidadão melhoraram as suas escolhas nas idas a restaurantes de fast-food e, como consequência, uma diminuição na ingestão de gorduras trans.

A próxima meta, segundo Christine Curtis, será alargar esta medida aos refrigerantes XXL!

O que acham se esta medida fosse aplicada em Portugal?

Ideias para controlar o Peso #1

Não comer pode engordar!


Passar longos períodos sem comer pode parecer a solução ideal para muitas pessoas preocupadas em perder peso mas, na realidade, é a pior estratégia a adoptar!


Para além do nosso organismo diminuir o seu metabolismo basal, como forma de sobrevivência, respeitar intervalos de 2h30 a 3h30 entre as refeições vai ajudar a controlar o apetite e a quantidade de alimentos ingerida na próxima refeição. Estudos ainda demonstram que as pessoas que passam mais de 3h30 sem comer têm uma maior tendência a fazer escolhas alimentares menos saudáveis, optando por alimentos de alto Índice Glicémico, com baixo teor nutritivo e elevado valor energético, como os produtos de pastelaria, chocolates...


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Alimentação com Fibra!

Devido à crescente popularidade das dietas de verão que se baseiam no seu alto teor proteico, decidi escrever este artigo com a ânsia de lembrar os tempos sensatos em que as pessoas acreditavam nos benefícios de uma alimentação rica em fibra alimentar. Mas esta não é uma afirmação que provém somente do senso comum! Cada vez mais estudos e profissionais de saúde demonstram que para perder peso e manter-se saudável deve-se investir numa alimentação rica em fibra!


O que é a Fibra Alimentar?
A fibra alimentar (ou somente fibra) inclui a parte comestível dos alimentos que não conseguem ser digeridas e absorvidas pelo intestino. Pode ser encontrada em frutas, vegetais, leguminosas e em cereais integrais.


Como a Fibra alimentar pode ajudar a perder peso e/ ou a manter um peso saudável?
Muitos estudos demonstram que a ingestão diária adequada de fibra está relacionada com a perda de peso pelos seguintes motivos:

  • Aumento da sensação de saciedade;
  • Redução da ingestão de alimentos com alto teor de gordura;
  • Menor absorção de lípidos a nível intestinal.

Qual a quantidade recomendada?
A Organização Mundial de Saúde e o Relatório Eurodiet recomendam o consumo mínimo de 25g/ dia de Fibra Alimentar.













Fontes:




domingo, 15 de julho de 2012

Ideias para controlar o peso!

Minhas senhoras e meus senhores, para conseguir um bom controlo do peso não é preciso seguir dietas rígidas! O segredo? É muito fácil: seguir as indicações da Roda dos Alimentos aliadas à actividade física regular.

A Roda dos Alimentos
Para quem já não se lembra, a Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos de alimentos e pela água, que se encontra no seu centro! Não devemos esquecer que todos os alimentos são constituídos por água e compõe 70% do nosso corpo, sendo portanto muito importante ingerir 1,5 a 2,0 litros de água por dia.

Cada grupo é constituído por alimentos nutricionalmente semelhantes. Para que a nossa alimentação seja o mais variada possível, devemos procurar variar os alimentos de cada grupo. Devemos também procurar respeitar as proporções de cada grupo, conseguindo desta forma uma ingestão equilibrada. Por fim, não esquecer que devemos procurar ingerir diariamente alimentos de todos os grupos, ou seja, ter uma alimentação completa!


Nutrição é Notícia #3

Um Novo estudo realizado no Canadá sugere que a Grelina - também conhecida como a "hormona da fome" - aumenta o estímulo para a ingestão de doces, mesmo após refeições completas.

Neste estudo foram comparados dois grupos de ratos. Num deles, os receptores da Grelina foram alterados. Assim, assistiu-se que neste último a quantidade ingerida de doces foi inferior em relação ao grupo não alterado.

A Grelina é responsável pelo "fenómeno sobremesa", ou seja, um aumento da vontade de ingestão de doces após refeições completas. São, portanto, boas notícias para se compreender melhor este fenómeno que tantas vezes coloca em causa o sucesso de um plano alimentar saudável!

Para uma consulta mais detalhada:
http://edrv.endojournals.org/cgi/content/meeting_abstract/33/03_MeetingAbstracts/SUN-89

sábado, 14 de julho de 2012

Nutrição é Notícia #2

Boas notícias para os mais gulosos!

Dois investigadores portugueses da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto tiveram a ideia pioneira de criar gomas saudáveis. Com menor teor de açúcar e maior quantidade de fibra alimentar, prometem manter o verdadeiro sabor das gomas! 

Não acreditam? Espreitem o artigo:

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54512&op=all


Loucura das Dietas de Verão!

Este tema pode já vir um pouco tarde, mas nunca é demais relembrar! 

Estamos no verão e é impressionante observar a quantidade de artigos de revistas, blogs, tratamentos em SPA's e cabeleireiros e suplementos alimentares que apareceram subitamente com promessas eternas de um verão sem os quilinhos a mais acumulados durante o ano, a celulite e a pele "casca de laranja", um corpo tonificado e um bronzeado dourado.

A confusão instala-se e toda a gente de repente corta nos chocolates e fritos a que não resistiu durante o ano todo, enche o frigorífico de alface e vai caminhar religiosamente todos os dias.

Importa por isso falar mais uma vez da máxima de uma alimentação saudável e o cuidado com o corpo e a saúde todo o ano! Minhas senhoras e meus senhores, porque não prevenir as gordurinhas a mais que surgem dos exageros do inverno sem perder o gosto pela nossa deliciosa gastronomia?

Por isso, nos próximos dias, irei revelar alguns segredos para manter o peso de forma saudável e saborosa todo o ano. Até lá, deixo-vos este vídeo...


terça-feira, 10 de julho de 2012

A moda dos Carotenos!

Este Verão, pelo que estou a ver, a nova moda são os Carotenos. Depois de toda a gente ganhar juízo e descobrir que o solário e as técnicas artificiais de bronze aumentam o risco de cancro de pele, começaram a aparecer suplementos alimentares e bebidas (com zero calorias) ricas em Carotenos que fazem promessas e juras de um bronze duradouro "de dentro para fora".

Mas afinal, o que são os carotenos?
Os carotenos são pigmentos que podem ser encontrados em alguns alimentos, que vão do amarelo ao vermelho. Destes, metade são precursores da Vitamina A, que está relacionada com o aumento da produção da melanina, pigmento responsável pelo tom bronzeado da pele quando exposta aos raios UV.

"E as bebidas e suplementos realmente resultam?", perguntam vocês. Muito possivelmente... não! Os carotenos presentes naturalmente nos alimentem possuem uma forma química diferente dos carotenos construídos em laboratório. Por isso, a sua absorção e eficácia não são garantidos.

Mas não desesperem! Se realmente gostariam de usufruir dos efeitos dos carotenos, aqui vai uma lista dos alimentos mais ricos:

  • Cenoura
  • Batata Doce
  • Damasco
  • Tomate de Conserva e ao Natural
  • Manga
  • Dióspiro
  • Papaia
  • Pimento Vermelho 
  • Feijão Manteiga
  • Molho de tomate
  • Pêssego
  • Tângera
  • Abóbora
  • Tangerina
  • Queijo




segunda-feira, 9 de julho de 2012

Palavra de ordem desta Semana #2: RECICLAR

Toda a gente já sabe que para a reeducação alimentar (não gosto de chamar Plano alimentar) ter pleno sucesso é preciso a ajuda de uma mente sã! 

Por isso, escolhi "Reciclar" para palavra de ordem da semana! Não falo obviamente da reciclagem do papel, plástico, vidro e metal (que já todos devemos fazer) mas de uma reciclagem de todos aqueles sentimentos negativos que nos impedem de realizar o nosso dia-a-dia de uma forma motivada e positiva. Pode ser um pouco "clichê", mas acredito e os casos diários que me chegam ao consultório o demonstram, que uma pessoa emocionalmente negativa e desmotivada tem muitas poucas probabilidades de sucesso, quer a nível alimentar e de perda de peso, quer a nível profissional e pessoal.

Por isso, reciclem-se!


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Chamar as crianças para a cozinha!

Continuando com o tema das "berrices" alimentares típicas das crianças e adolescentes, apresento-vos uma nova dica que poderá tornar as horas das refeições bem mais agradáveis.


Ideia nº. 2: Deixe-os "pôr a mão na massa"!


Provavelmente, até agora, os seus filhotes não lhe transmitiram esta noção, mas as crianças em geral adoram sentir-se úteis na cozinha! Dê-lhes tarefas que saiba que eles consigam concluir com segurança e que sejam apropriadas para a sua idade.


O primeiro passo, assim que estiverem na cozinha, é lavar as mãos com água e sabão durante 20 segundos!


Aqui estão alguns exemplos para os manter ocupados:

  • Lavar os legumes e frutas;
  • Medir e pesar alimentos como a farinha, arroz...;
  • Dobrar guardanapos;
  • Colocar e limpar a mesa;
  • Bater claras em castelo...
Esta medida, para além de tornar mais agradável a hora da refeição e promover o gosto pela culinária, apresenta inúmeras vantagens a médio e longo prazo, nomeadamente na saúde das crianças, como demonstra este artigo http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/criancas-que-cozinham-preferem-alimentos-saudaveis#.T_Ge-FTk1kA.facebook


Boas aventuras na cozinha!


  


terça-feira, 3 de julho de 2012

Fruta em Crise? Ideias para as suas crianças gostarem de Fruta

Toda a gente sabe que faz parte de uma normal infância e adolescência a berrice diária com a fruta e os legumes, seja em saladas ou em sopas! Ou porque são cozidos, ou porque são verdes, ou porque têm casca, ou porque não têm açúcar, ou por qualquer outra razão, a questão das frutas e dos legumes é sempre um grande dilema para a maior parte dos pais.

Mas não tem de ser sempre assim! Proponho-me a apresentar aos pais, avós e tios que se debatem diariamente na batalha de incluir fruta e legumes nas refeições dos pequenotes, algumas ideias para que eles os aceitem mais facilmente.

Ideia nº. 1: Seja Criativa

Acabe com a ideia que a fruta tem de ser sempre servida à peça e com casca. Uma das formas mais fáceis de conseguir que os pequenotes gostem de fruta é apresentando a peça (ou várias peças) em formatos inesperados, divertidos e atractivos! Em baixo, deixo algumas ideias para passarem à prática:

  
Acima de tudo, façam do momento da refeição uma altura divertida e em família

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nutricious and Tasty #1

Para além de Nutricionista também adoro cozinhar! Fui aprendendo as bases com a minha mãe, absorvendo a sabedoria prática da minha avó, arriscando e juntando alguns conhecimentos do que fui aprendendo ao longo da vida académica!

A escolha da primeira receita que iria colocar no blog não foi fácil. Entrada? Carne? Sobremesa? Então decidi arriscar e apresentar-vos uma receita vegetariana! Primeiro porque adoro e tenho descoberto recentemente a comida vegetariana, segundo porque estou cada vez mais sensível à prática deste tipo de alimentação e terceiro (para os omnívoros como eu) porque sabe sempre bem alternar a carne e o peixe com o vegetariano e porque há mais acompanhamentos para além da batata, arroz e massa!

Aqui vai:

Salada Quente de Quinoa com Legumes Salteados

Ingredientes:
  • 1 chávena de quinoa;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 1 alho francês cortado às rodelas;
  • 1 cenoura;
  • 1 pedaço de abóbora cortada aos quadrados;
  • sal e coentros q.b.
Modo de Preparação:
Passe a quinoa por água corrente e coza em água com sal, na proporção de uma chávena de quinoa com duas chávenas de água. Depois de começar a ferver, baixe o lume para o mínimo e deixe cozer durante 10 a 15 minutos.
Entretanto coloque o azeite no tacho e refogue os legumes em lume brando, adicione um pouco de água se necessário, tape e deixe refogar.
Junte a quinoa aos legumes, envolva e polvilhe com os coentros picados. Sirva de imediato.

Bom apetite!

Fonte: Tertúlia de Sabores

Nutrição como leitura #1

Porque é cada vez mais importante salientar as BOAS publicações que se encontram no mercado e que dizem respeito à nutrição, aqui está um livro que recomendo para colocarem na vossa mesinha de cabeceira (mas não para decoração como podem imaginar!).

Os autores são os Nutricionistas Pedro Carvalho e Vítor Hugo Teixeira (Professores e Nutricionistas licenciados pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto)que nos propõem, nestas 276 páginas, partirmos à descoberta dos 50 SUPER ALIMENTOS PORTUGUESES (+10).

Boa leitura!

 

Monstro das Bolachas vai passar a comer Fruta e Vegetais!

Faz parte das memórias de infância de qualquer pessoa e marcou gerações! Mas agora, o mais famoso adorador de Bolachas do Mundo vai incluir no seu cardápio legumes e frutas!

Vejam mais no seguinte link:



Esteróis vegetais? Afinal o que são?

Muito se tem ouvido falar sobre os Esteróis Vegetais e os seus benefícios relacionados com o controlo dos valores do colesterol. Mas afinal o que são os Esteróis Vegetais? Quais as fontes de Colesterol? Todo o Colesterol é "mau"?

Toda a gente já ouviu falar que o colesterol que provém dos alimentos de origem animal constitui um factor de risco para as Doenças Cardiovasculares. 
Mas não devemos temer todo o Colesterol! Podemos dividi-lo no "mau" colesterol, chamado LDL cujo excesso está relacionado com o desenvolvimento de arterosclerose, e no "bom" colesterol que possui propriedades, anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-trombóticas!

Os esteróis e estanóis provenientes das plantas têm realmente a capacidade de reduzir os níveis de colesterol! quando presentes no organismo, impedem a absorção do colesterol e promovem a sua saída do organismo!

Qual a quantidade necessária?
É necessária a ingestão diária de 2 gramas de esteróis vegetais para que o seu efeito tenha sucesso!

Onde o posso encontrar?
Pequenas quantidades de esteróis e estanóis podem ser encontrados em frutas, vegetais, leguminosas, frutos secos e sementes. Não vos soa a componentes típicos de uma dieta saudável? 

Mas muitas pessoas ainda continuam a não ingerir o suficiente destes alimentos para atingir as 2 gramas diárias de Esteróis.

Para tal, já estão disponíveis no mercado margarinas, sumos, iogurtes e barras de cereais enriquecidas! Mas atenção! Muitos destes produtos também contêm um maior valor energético e mais gorduras e açúcar adicionado! Por isso nunca é demais relembrar: veja a lista de ingrediente (sim! as letras piquinininhas!), compare com as receitas tradicionais e, acima de tudo, tenha uma alimentação saudável!


domingo, 1 de julho de 2012